
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data importante para a formação da cultura brasileira. Afinal, foi em 20 de novembro de 1695, que o líder do Quilombo dos Palmares foi morto e, hoje, é um símbolo de luta do povo negro no país.
Nascido livre em 1655, Zumbi dos Palmares, foi capturado e educado por um padre com quem viveu até os 15 anos, quando retornou ao Quilombo dos Palmares, que nesta época era liderado pelo seu avô Ganga Zumba. Após a morte de seu avô, Zumbi aos 25 anos assumiu a liderança do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, região que atualmente pertence ao estado de Alagoas. A comunidade chegou a abrigar até 20 mil pessoas, entre ex-escravos, negros livres e até indígenas.
Sob sua gestão, o quilombo prosperou e possuía sua própria administração. Havia produção de artesanato, criação de animais, metalurgia e muito mais. Os itens eram vendidos na região e enviados para aqueles que não conseguiam fugir do domínio dos senhores de engenho, segundo artigo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Zumbi dos Palmares faleceu em 20 de novembro de 1695 após sucessivas tentativas de ataque ao quilombo pelos soldados lusitanos. Mesmo ferido ele conseguiu escapar, mas foi entregue por um antigo companheiro. Sua cabeça foi decepada e exibida em Recife. O quilombo resistiu até 1710.
Histórico do Feriado
As origens para a data remontam ao ano de 1971, quando um grupo de universitários se reuniu em Porto Alegre reivindicando que a data que servisse como um marco para os negros do Brasil fosse o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e não o dia 13 de maio, que foi quando foi assinada a Lei Áurea. Desde então, as manifestações continuaram até que em 1978 o Movimento Negro Unificado (MNU) assumiu a pauta.
A data foi oficialmente incluída nos calendários em 2003 com a sanção da Lei 10.639, de 2003, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Em 2011, a data foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas até então o 20 de novembro só é feriado em locais com leis municipais ou estaduais específicas.
Após isso, apenas seis estados e cerca de 1,2 mil municípios consideravam a data um feriado. Essa realidade foi alterada em 2023, quando o Projeto de Lei 3268/21 foi sancionado pela presidência da república e tornou a data um feriado em todo território nacional, através da Lei nº 14.759 de 21/12/2023.
Foto: Estátua de Zumbi dos Palmares em Porto Alegre. Registro de @laurasito no X.