Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vacina do Butantan contra a dengue recebe registro da Anvisa

A vacina Butantan-DV, imunizante nacional e primeiro do mundo de dose única contra a dengue, recebeu na última segunda-feira, dia 8, o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com isso, o Butantan já pode produzir e comercializar o imunizante. O Instituto já tem um milhão de doses prontas e será destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das doses já produzidas previamente, foi firmada uma parceria com a empresa chinesa WuXi. A expectativa é que cerca de 30 milhões de doses sejam entregues no segundo semestre de 2026.

Primeiras interações

A cidade de Botucatu, em São Paulo, vai ser a primeira a receber o imunizante. O Ministério da Saúde pretende vacinar até 50% da população de 15 a 59 anos e acompanhar o desempenho da vacina. A previsão é que a avaliação comece no primeiro trimestre de 2026, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“A nossa previsão é fazer isso no primeiro trimestre do ano que vem. Quando a gente chegar a 40% a 50% da população vacinada, podemos ter um controle maior da doença”, explicou.

Paralelamente aos testes, o grupo de Profissionais da Atenção Primária e adultos de 50 a 59 anos serão os primeiros a receber a vacina. A expectativa é que o processo se inicie até o fim de janeiro.

Vale lembrar que a vacina teve comprovação de eficácia entre pessoas de 12 a 59 anos de 74,7%. A sua proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme é de 91,6% e alcançou 100% de proteção contra hospitalizações.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook