
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

De plástico, madeira, vidro ou metal, a tábua de corte está presente em várias versões na cozinha dos brasileiros. Afinal, ela é um utensílio que facilita o corte de carnes, verduras e demais alimentos, poupando panelas e superfícies de bancadas de danos. No entanto, a tábua de corte também precisa de cuidados no armazenamento e na limpeza para impedir o acúmulo de bactérias e acabar contaminando os alimentos. Nesta matéria você vai aprender como higienizar e guardar seu utensílio de cozinha.
Para saber como limpar adequadamente sua tábua de corte, precisamos separar as dicas de acordo com o tipo de material de fabricação. Abaixo vamos listar os materiais e informar como devem ser limpas.
Vidro: para uma higienização adequada basta utilizar o detergente e água corrente.
Aço inox: use apenas detergente e água corrente, esfregando com o lado macio da esponja e nada de palha de aço. Não utilize cloro para evitar oxidar e causar manchas.
Madeira e plástico: são os materiais mais comuns e compartilham os cuidados na higienização. Após o uso, deixe a tábua de molho por até 15 minutos em uma solução de uma colher de água sanitária para cada litro de água. O próximo passo é limpar a tabua, esfregando com o lado abrasivo da esponja com sabão e finalizando com enxague em água corrente. Por fim, raspe os resíduos com uma espátula ou com o lado sem corte de uma faca.
Armazenamento
Antes de guardar a sua tábua, lembre-se de secá-la bem. No caso do modelo de madeira, ela precisa estar totalmente seca antes de guardar. Para evitar que ela rache, não exponha ao sol para secar. Retire o excesso de umidade com um pano e a deixe secar em um local arejado e longe da umidade.