Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Segundo caso de Influenza Aviária no RJ

O governo do estado recebeu a confirmação do segundo caso de Influenza Aviária (H5N1). A ave migratória contaminada foi recolhida em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Não houve exposição de pessoas à ave com a doença, e não há registro de transmissão para humanos.

As autoridades estaduais estão intensificando as ações de monitoramento e prevenção para evitar a disseminação do vírus. Foi divulgado um Plano de Contingência que estabelece medidas de controle e fluxo de informação entre os órgãos envolvidos. A Secretaria de Saúde está criando um painel de monitoramento e estabelecendo comunicação com a Secretaria de Agricultura para relatar casos suspeitos. De acordo com a SES, a população não precisa se preocupar com uma epidemia, pois a transmissão direta entre pessoas não está ocorrendo.

A Secretaria de Agricultura aconselha criadores de aves de corte ou postura, avicultura de pequena escala e subsistência, que intensifiquem as medidas de biosseguridade das granjas. Devem ser tomados cuidados como proibir terminantemente qualquer tipo de visita às unidades de produção; conferir cercamento de núcleo e telamento adequado do galpão; manter o portão de acesso das propriedades fechado; desinfectar veículos em e materiais que acessem as granjas; ter cuidados com ração e água; manter registro de pessoas e veículos entre outras medidas definidas nas normas vigentes.

Medidas preventivas estão sendo adotadas nos municípios, e os criadores de aves devem seguir orientações de biosseguridade em suas propriedades.

 

Foto: Jornal O Celeiro

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook