Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Rádio continua em alta e atinge 79% das pessoas, aponta pesquisa

A edição de 2025 do estudo Inside Audio, realizado pela Kantar, mostra que o consumo de áudio no país faz parte do dia a dia das pessoas. De acordo com a pesquisa, 92% dos brasileiros ouvem algum formato de áudio diariamente. Desse total, o rádio AM/FM se destaca ao ser consumido por 79% do público nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas.

Alcance

Segundo dados da Kantar, os brasileiros dedicam, em média, 3 horas e 47 minutos do seu dia para ouvir a programação das rádios. O levantamento também destaca que a capacidade de informar (60%), gerar emoção (54%), divertir (36%) e fazer companhia (29%) são as características que mais atraem o público.

Ainda sobre a forma de obter o conteúdo, 70% do público sintoniza as emissoras através dos sinais de AM/FM, mas também se conectam pelas plataformas digitais, como YouTube (33%), serviços de streaming de áudio (16%), aplicativos proprietários das emissoras (13%) e pelas redes sociais (12%).

A força do streaming

A pesquisa Inside Audio demonstrou que o público brasileiro faz um consumo misto de conteúdo de áudio. O levantamento apontou que 50% dos ouvintes de rádio, pelo menos nos últimos três meses, já ouviu ou baixou podcasts. Além disso, o hábito de ouvir músicas via streaming é compartilhado por 60% dos ouvintes de rádio.

Por fim, o público também destacou que os principais atrativos das plataformas digitais de áudio são: o acesso sob demanda (54%), o vasto catálogo disponível (52%), a facilidade em acessar os conteúdos em diferentes dispositivos e locais (37%), a personalização de recomendações (37%) e o controle total da reprodução (34%).

E nos EUA?

No mercado norte-americano, pesquisas sobre os hábitos de consumo de áudio são mais comuns do que no Brasil. Por lá, o estudo trimestral Share of Ear, realizado pela Edison Research, revelou que somente no segundo trimestre deste ano, 34% dos americanos com 13 anos ou mais consumiam áudio através de rádio AM/FM, considerando via terrestre ou streaming. Já os formatos digitais totalizavam mais de 50% do tempo de escuta, sendo representados por 23% pelo streaming de músicas, 14% pelo YouTube, 10% via podcasts, 7% pelo Sirius XM, entre outros.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook