Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Proposta da Aneel pode reduzir em até 15% o valor da conta de energia

Em 2026 a conta de energia dos brasileiros pode ficar até 15% mais barata. Acontece que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem estudado a aplicação de uma proposta diferente na cobrança de energia, com base no horário em que ela é utilizada.

A proposta consiste em cobrar valores menores de energia nos períodos de maior geração (horário fora de ponta), como no período do meio do dia e da madruga. Já nos horários de maior consumo (horário de ponta), entre 18h e 21h, o valor seria mais caro. Segundo o estudo, aproximadamente 85% das horas da semana são classificadas como fora de ponta. Ao concentrar o consumo fora do horário de ponta, seria possível reduzir a conta de energia em até 15%.

Por enquanto, a proposta está descrita em uma nota técnica, um documento para a proposição de estudos e recomendações, anterior a uma consulta pública. A previsão é que em breve o estudo seja liberado para consulta pública, momento em que a população poderá enviar suas sugestões. Caso seja aprovada, a proposta começará a valer em 2026.

Vale destacar que num primeiro momento essa proposta contemplaria consumidores de baixa tensão com consumo acima de 1.000 kWh por mês, como é o caso de pequenos comércios, indústrias e residências de grande porte.

Caso a proposta entre em vigor, haverá a necessidade de substituir os medidores atuais por modelos eletrônicos para que sejam capazes de mensurar o consumo hora a hora. Essa troca não teria custo para o consumidor.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook