
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Já pensou em utilizar um desodorante sem tantos componentes químicos, como o alumínio? Saiba que isso será possível em um futuro não muito distante. Pesquisadoras da Unicamp estão estudando um desodorante antitranspirante com nanofibras de capim-limão, que tem propriedades capazes de inibir a proliferação de bactérias causadoras do mau odor, sem bloquear as glândulas sudoríparas.
Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Gislaine Ricci Leonardi, a motivação para a criação do produto seu pela demanda de uma solução que não utilizasse sais de alumínio em sua composição e que tivesse bom desempenho e segurança. Ela destaca que a escolha do capim-limão se deve ao seu uso regular na indústria cosmética e pelas suas características naturais.
“Na nossa pesquisa, realizamos testes que mostraram que ele atua de forma natural, seletiva sobre as bactérias responsáveis pela formação de mau odor, atuando como ativo desodorante bastante promissor”, pontua.

Atualmente o produto está em desenvolvimento, o que significa que está passando por testes de eficácia e segurança em andamento. Ele ainda não tem previsão para lançamento ou produção em escala industrial, mas a tecnologia já foi patenteada no Brasil e no exterior pelo Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês). Seu licenciamento comercial está disponível pela Agência de Inovação Inova Unicamp.