
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Loja Maçônica Regente Feijó II prepara uma noite especial durante a semana para celebrar o Dia das Mães em Três Rios. A programação desta quinta-feira (7) contará com a participação do Célio César de Aguiar Lima, doutor em História e pesquisador da história regional, em uma Sessão Magna aberta ao público. Será realizado às 20h, no templo da instituição, na Rua Marechal Deodoro, 28, no Centro.
Célio conduzirá uma homenagem dedicada às mães e também fará o lançamento da sua última obra “Cultura pelos Trilhos – Herança dos trabalhadores ferroviários de Entre Rios – 1910 a 1930″, que aborda a contribuição dos trabalhadores ferroviários para a formação histórica, econômica e cultural do município.
De acordo com o pesquisador, a ferrovia teve papel central na formação de Três Rios, atuando não apenas como meio de transporte, mas como elemento estruturador. Ele destaca que os ferroviários estiveram diretamente envolvidos na criação de instituições importantes para o desenvolvimento local, como a maçonaria na região, o Grêmio Musical Primeiro de Maio, a Igreja Metodista e espaços culturais, como o Teatro Celso Peçanha.
A palestra também vai abordar a participação das mulheres na construção histórica da cidade, que poucas vezes foram mencionadas nos documentos oficiais. A proposta é dar visibilidade a essas contribuições e reconhecê-las como parte da memória histórica local.