Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo do Rio de Janeiro emite alerta às secretarias de saúde sobre intoxicação por metanol

Secretarias de Saúde dos 92 municípios do Rio de Janeiro receberam um alerta do Governo do Estado para reforçar a vigilância para possíveis casos de intoxicação por metanol. Ainda que nenhuma ocorrência tenha sido registrada no estado, a iniciativa tem por objetivo integrar as ações das áreas de saúde e defesa do consumidor, de modo a apurar e prestar o suporte adequado em possíveis ocorrências.

Ações coordenadas

O alerta foi emitido na última quarta-feira, dia 1, pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) por determinação do governador do Rio de Janeiro Claudio Castro. “O objetivo é oferecer apoio e orientação sempre que houver denúncias por parte dos consumidores”, pontua o governador.

Nesta sexta-feira (3) o governo do estado vai lançar uma cartilha com orientações para que a população seja capaz de identificar bebidas falsificadas. A cartilha, segundo informe oficial, será disponibilizada em locais de fácil acesso. A iniciativa trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Intoxicação por metanol em foco

Segundo dados do Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), até quinta-feira (2) já foram notificados 48 casos de intoxicação por metanol no país, dos quais 39 casos foram de São Paulo (10 confirmados e 29 em investigação) e 4 em investigação em Pernambuco.

Ainda na quinta-feira, dia 2, a Câmara dos Deputados votou em urgência o projeto de lei (PL 2307/07) que torna hediondo o crime de falsificação de bebidas alcóolicas e endurece a pena de reclusão para seis a 12 anos, ao invés dos atuais quatro a oito anos.

Com o requerimento de urgência, a PL pode ser votada sem a necessidade de passar por comissões temáticas. Agora o conteúdo do projeto de lei deve ser analisado pelos parlamentares antes de ser enviado para o Senado.

Entenda os riscos

A intoxicação por metanol é grave, pois pode causar danos irreversíveis como a cegueira, e até mesmo levar à morte se não for tratada a tempo. Os primeiros sinais surgem entre 12 a 24 horas após a ingestão da substância. Possíveis sintomas incluem: dor abdominal, náusea, visão turva, confusão mental, entre outros.

Vale ressaltar que o tempo é precioso em caso de intoxicação por metanol. Se perceber os indícios de intoxicação, procure atendimento médico mais próximo e informe qual bebida foi ingerida, o horário e em qual contexto. Quanto antes o caso for tratado, menores os riscos de danos permanentes ou mesmo de morte.

Imagem: Divulagação Governo do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook