
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Uma equipe médica, que precisava levar órgãos para um transplante em Volta Redonda, foi resgatada por uma aeronave da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer), nesta segunda-feira (3). A operação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), foi necessária devido à um engarrafamento na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na Serra das Araras, onde foi realizado o pouso emergencial.
O congestionamento aconteceu por causa das obras de duplicação da rodovia, o que gerou um atraso estimado de três horas por parte dos cirurgiões. Eles precisavam transportar dois rins e um fígado, retirados em Macaé (no Norte Fluminense), e solicitaram o apoio aéreo devido ao tempo de isquemia — o período em que o órgão permanece sem irrigação sanguínea entre a retirada do doador e o implante no receptor.
O coronel Rodrigo Medina, comandante da SOAer, explicou a situação e a importância da urgência no resgate.
“A aeronave 02 agiu rapidamente para viabilizar o transplante que ocorreria em Volta Redonda. Levamos cerca de 12 minutos da Serra das Araras até o hospital, o que permitiu um melhor aproveitamento dos órgãos”, afirmou o coronel.
Segundo a SES-RJ, a SOAer já transportou mais de 170 órgãos no ano de 2025.