
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Muitos trabalhadores do setor de entregas ou até mesmo do transporte, como os mototaxistas, utilizam o suporte em motos para acomodar o celular. A ferramenta tem a função de proteger o aparelho e também facilitar a visualização dos mapas de GPS. No entanto, o uso desse dispositivo infringe alguma lei de trânsito?
A resposta para a pergunta que dá título a esta matéria é não. O Ministério dos Transportes não proíbe o uso do suporte de celular, seja em carros ou motocicletas, portanto, seu uso é liberado. No entanto, o que está expressamente pontuado no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, é que manusear ou segurar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima.
Ainda de acordo com o CTB, a penalidade para quem for pego utilizando o celular enquanto dirige é o pagamento de multa, no valor de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entenda o risco
Segundo um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), ao digitar uma mensagem no celular enquanto dirige causa uma distração média de 4,5 segundos, o que faz com que o veículo se desloque por 100 metros (a depender da velocidade) sem que o condutor tenha olhado para a frente. Essa situação pode causar não só colisões, como também acidentes potencialmente fatais. Por isso, respeite as leis de trânsito e use a tecnologia com segurança no seu trabalho.