Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Balão com protótipos de satélites é lançado em Brasília

 

Por: João Victor Rodrigues

Um balão estratosférico que levou protótipos de pequenos satélites com experimentos científicos foi lançado neste domingo, às 2 duas horas da tarde, na área aberta do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, acompanhou o lançamento junto com outras autoridades e representantes do setor de ciência, tecnologia e inovação no País.

O balão, inflado com gás hélio, tem 2 metros de diâmetro na altura do solo. A expectativa é que suba até 23 quilômetros de altitude. Lá em cima, por causa da baixa pressão, o balão deve se expandir ao máximo, chegando a 14 metros de diâmetro, antes de explodir. Depois disso, o paraqueda que subirá junto com o dispositivo será ativado, para garantir uma queda mais lenta, de forma que não danifique os equipamentos. Aqui em terra, uma equipe vai usar um localizador para buscar os satélites, que podem cair a até 47 quilômetros de distância do local de lançamento.

O experimento pretende testou a programação dos satélites e verificar a capacidade do dispositivo de rastreamento, com utilização de GPS e câmera. O lançamento conta com apoio do grupo de pesquisa Zenith, da Universidade de São Paulo.

Todo esse processo será transmitido ao vivo e quem quiser pode acompanhar o evento, desde o lançamento do balão estratosférico até a queda, pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no YouTube, ou pelo site da Olimpíada Brasileira de Satélite: obsat.org.br.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook