
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O dia 29 de outubro é considerado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma data que serve de alerta para a prevenção de uma doença grave e que, segundo o Ministério da Saúde (MS), integra o grupo de doenças cardiovasculares e que são responsáveis por 30% dos óbitos anuais. Apesar de assustador, estimativas do MS e da Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC) apontam que 8 em cada 10 casos da doença poderiam ser evitados.
O chamado Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser de dois tipos: Isquêmico, corresponde a 85% dos casos – ocorre quando há o entupimento de um vaso sanguíneo que transporta o sangue ao cérebro. Já o segundo, o do tipo hemorrágico, é caracterizado por responder por 15% dos casos, sendo o mais grave. Ele ocorre quando o vaso sanguíneo se rompe e causa sangramento no tecido cerebral.
Segundo dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, em 2025, no período de janeiro a outubro foram registrados 64.471 óbitos decorrentes do AVC. Esse número equivale a uma vida perdida a cada seis minutos no Brasil.
A principal forma de evitar o AVC é eliminar os fatores risco, que envolve cultivar hábitos de vida mais saudáveis, tais como: controlar o peso e o colesterol, não fumar, praticar atividades físicas, controlar a pressão arterial (hipertensão) e moderar o consumo de açúcar (diabetes).
Como reconhecer um AVC
A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, listou alguns testes e sinais que podem ajudar a identificar o AVC:
– peça para a pessoa sorrir e observe se a boca está torta;
– peça para a pessoa elevar os braços e verifique se um deles está fraco;
– diga uma frase ou cante uma música e observe se há dificuldade de falar.
Ao observar esses sinais, chame a emergência o mais breve possível.