
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pacientes do SUS de todo estado agora poderão ser notificados sobre consultas e exames diretamente pelo celular com a Serena, assistente virtual da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A novidade foi anunciada na última segunda-feira, dia 10, e tem como objetivo reduzir faltas, que chegam a 36%, segundo a pasta.
Os contatos serão feitos pela assistente virtual Serena, desenvolvida com uso de inteligência artificial, através do número +55 21 99774-9550. Fará parte do banco de dados para contato todos os agendamentos de consultas, exames e procedimentos regulados pelo Complexo Estadual de Regulação (CER).
De acordo com a SES-RJ os pacientes irão receber 4 notificações pelo WhatsApp, na seguinte ordem: assim que o paciente for inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER); na data em que o agendamento é feito; uma nova mensagem será disparada 10 dias antes da marcação e outra três dias antes da realização da consulta, exame ou procedimento.
A superintendente de Regulação do Estado, Kitty Crawford, explicou que a Serena virou uma estratégia fundamental para reduzir as faltas nos agendamentos. “De cada 100 agendamentos, 36 são desperdiçados, e isso atrasa a espera de quem precisa de atendimento no SUS. Quando receber a mensagem no WhatsApp, pode confiar! É a Serena entrando em contato com todas as informações que você precisa para não perder a sua marcação”, pontua.
Para garantir a segurança, a SES-RJ informa que o conteúdo enviado será sempre de caráter informativo e nunca serão solicitadas informações pessoais dos usuários do SUS.
Bons resultados
Por fim, a pasta informou que em 2024, o índice de faltas em procedimentos agendados pelo CER alcançou os 43%. Porém, com o uso da Serena, foi possível reduzir em 16% o absenteísmo, “otimizando os processos de regulação de pacientes e fazendo a fila andar com mais rapidez”.
A SES-RJ ainda destacou que o sistema encaminha em média 3.000 pacientes para hospitais de todo o estado. E a ferramenta ainda é capaz de realizar a organização prévia dos agendamentos, resumir o quadro clínico e dos exames dos pacientes e explicar como navegar no painel público do SER.