Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Anvisa proíbe substâncias presentes em esmaltes de gel por risco de câncer e infertilidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última quarta-feira, dia 29, a proibição do uso das TPO e DMPT em esmaltes de gel. A Agência alerta que tais componentes estão associados ao risco de câncer e infertilidade, de acordo com estudos internacionais.

As duas substâncias que são alvos da resolução da Anvisa são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina) ou dimetiltolilamina (DMTA), como também é conhecido. A decisão leva em consideração estudos internacionais que apontaram o potencial cancerígeno do DMPT e a toxicidade para a reprodução do TPO.

Recentemente, a União Europeia tomou uma decisão semelhante à da Anvisa ao proibir a utilização do TPO e DMPT em produtos cosméticos para as unhas.

Ainda sobre a resolução, a Anvisa determinou os seguintes prazos a serem cumpridos pelo mercado:

Interromper imediatamente a fabricação, importação e concessão de novos registros ou notificações de produtos contendo TPO ou DMPT.

Em até 90 dias as empresas e estabelecimentos devem encerrar a venda e o uso de itens que já estão nas prateleiras.

Após 90 dias a Anvisa fará o cancelamento dos registros e notificações existentes, e as empresas deverão recolher os produtos ainda disponíveis no comércio.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook