Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aliados de Lula esperam votação da PEC da Transição no Senado até quarta

Por: João Victor Rodrigues

O PT e aliados do presidente eleito, Lula esperam votação da PEC da Transição no Senado até a próxima quarta-feira.

A proposta que pede uma licença de quase 200 bilhões de reais da regra do teto de gastos por 4 anos para garantir o pagamento do Bolsa Família de R$600 tem votos para ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça -CCJ e no plenário da casa. A margem, no entanto, é apertada e para não correr risco de ver o texto derrotado os aliados de Lula devem ceder alguns pontos da proposta. Ao invés dos quase 200 bilhões de reais, o PT já faz contas para reduzir o valor e aceita uma licença de cerca de 15 bilhões de reais, mas não menos do que isso. 

Outro ponto em debate, é o tempo que o futuro governo terá de licença para gastar acima do teto com benefícios sociais. Já é praticamente certo que o prazo de 4 anos foi colocado na proposta para ser reduzido, a grande questão é saber se a licença de Lula para gastar acima do teto e pagar o Bolsa Família será de 2 anos ou de apenas 1 ano, como parlamentares do centrão defendem.

O PT avalia que será necessário ceder aos demais partidos, porque a margem de manobra da  legenda é apertada. Na CCJ a avaliação é de que a PEC tenha voto favorável de 17 senadores, três a mais que o mínimo necessário, mas no plenário o aperto será maior. O cálculo aponta o apoio de 51 senadores, apenas 2  a mais do que o mínimo necessário. A relatoria do texto deve ficar com o senador Davi Alcolumbre, presidente da CCJ.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook