
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), confirmou que as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão começar a valer nesta semana. O texto deve ser incluído na edição de terça-feira, dia 09, do Diário Oficial da União (DOU). As regras passam a valer após a publicação, conforme decidido na votação do Congresso na semana passada.
Logo após a publicação do DOU, está agendada uma cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar o aplicativo “CNH do Brasil”. O app será uma versão renovada da Carteira Digital de Trânsito (CDT). No entanto, ele trará novos recursos, como o acesso ao conteúdo teórico das aulas de direção, simulados da prova teórica e a identificação dos instrutores autônomos.
Renovação automática da CNH
Renan Filho também revelou que durante a cerimônia será anunciada a renovação automática e gratuita da CNH para os bons condutores. Se enquadra nessa categoria o motorista que não tenha cometido infração registrada no ano anterior à renovação. Vale destacar que os prazos de renovação não foram alterados.
Por fim, o ministro também adiantou que tanto as provas teóricas quanto as práticas serão padronizadas em todo território nacional. “Antes, cada Detran fazia um tipo de prova. Vamos padronizar as questões, como o mundo faz. No aplicativo vai poder fazer simulados com as questões que cairão na prova”, afirma.
Renan aponta que a padronização trará benefícios também para as provas práticas. “Era uma confusão. Muitas dessas horas o cidadão passava fazendo baliza, mas ninguém morre fazendo baliza. O máximo é um arranhão no carro. A prova era para reprovar as pessoas, dificultar a vida do cidadão”, avalia.