Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dezembro laranja: aprenda a se proteger do câncer de pele

Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha “Dezembro Laranja” tem a missão de conscientizar a população sobre o que é, como se prevenir e, principalmente, incentivar o diagnóstico precoce do câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma responde por 30% dos tumores malignos diagnosticados no país.

A escolha pelo mês de dezembro para sediar a campanha não foi aleatório, pois é neste período que se inicia o verão, época em que a incidência dos raios solares está mais forte e duradoura.

Estamos mais expostos à radiação ultravioleta seja no lazer ou mesmo no trabalho. A principal forma de evitar danos à saúde. Quanto a isso, a SBD tem algumas recomendações:

– Aplique diariamente o protetor solar FPS 30 ou superior;

– Caso vá a praia, piscina, cachoeira ou fique exposto ao sol por longos períodos, reaplique o protetor a cada duas ou três horas e depois que sair da água;

– Evite se expor ao Sol no período entre 9 e 15 horas;

– Use camiseta e chapéu para proteger áreas expostas;

– Mantenha-se hidratado

– Evitar bronzeamentos artificiais pelo alto risco de desenvolvimento do câncer de pele.

Sinais de alerta

A SBD criou a “Regra do ABCDE”, uma forma bem dinâmica e lúdica para identificar os sinais de alerta. Dessa forma, se surgir uma mancha no seu corpo fique atento a esses detalhes:

Assimetria;

Borda (bordas irregulares);

Cor (duas ou mais cores);

Diâmetro (maior que 5 milímetros);

Evolução (mudança de tamanho, forma e cor).

Caso apresente esses sinais, é importante procurar um médico dermatologista para uma avaliação. A detecção precoce é fundamental para a eficácia do tratamento.

Deixe seu comentário:

Equipe

Menu

Redes sociais

Whatsapp

Fale conosco via Whatsapp: +55 24 988647867

Facebook