
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha “Dezembro Laranja” tem a missão de conscientizar a população sobre o que é, como se prevenir e, principalmente, incentivar o diagnóstico precoce do câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma responde por 30% dos tumores malignos diagnosticados no país.
A escolha pelo mês de dezembro para sediar a campanha não foi aleatório, pois é neste período que se inicia o verão, época em que a incidência dos raios solares está mais forte e duradoura.
Estamos mais expostos à radiação ultravioleta seja no lazer ou mesmo no trabalho. A principal forma de evitar danos à saúde. Quanto a isso, a SBD tem algumas recomendações:
– Aplique diariamente o protetor solar FPS 30 ou superior;
– Caso vá a praia, piscina, cachoeira ou fique exposto ao sol por longos períodos, reaplique o protetor a cada duas ou três horas e depois que sair da água;
– Evite se expor ao Sol no período entre 9 e 15 horas;
– Use camiseta e chapéu para proteger áreas expostas;
– Mantenha-se hidratado
– Evitar bronzeamentos artificiais pelo alto risco de desenvolvimento do câncer de pele.
Sinais de alerta
A SBD criou a “Regra do ABCDE”, uma forma bem dinâmica e lúdica para identificar os sinais de alerta. Dessa forma, se surgir uma mancha no seu corpo fique atento a esses detalhes:
Assimetria;
Borda (bordas irregulares);
Cor (duas ou mais cores);
Diâmetro (maior que 5 milímetros);
Evolução (mudança de tamanho, forma e cor).
Caso apresente esses sinais, é importante procurar um médico dermatologista para uma avaliação. A detecção precoce é fundamental para a eficácia do tratamento.