
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, representantes do Sesi/Senai estiveram presentes na Rádio FM 107 para participar do programa “107 É Notícia”. No bate-papo foram abordados os seguintes temas: abertura das inscrições na Escola Firjan-Sesi e os cursos técnicos disponíveis.
Oportunidades
Quem esteve presente na edição de hoje do programa foi a coordenadora de educação básica do Sesi, Flávia Cipriani, o coordenador de educação profissional do Sebrae, Felipe Cabral, e a analista de mercado do Firjan Sesi/Senai, Bárbara Melo. A equipe trouxe informações sobre os cursos oferecidos. Atualmente quem está interessado em um ensino técnico pode se inscrever nos seguintes cursos gratuitos:
Técnico em Eletrotécnica (vespertino)
Técnico em Logística (vespertino)
Técnica em Manutenção de Máquinas Industriais (vespertino)
Técnico em Eletromecânica (vespertino)
Técnico em Redes de Computadores (noturno)
Técnico em Automação Industrial (noturno)
Técnico em Automação (noturno)
Bárbara analisa que um grande atrativo dos cursos do Sesi/Senai é que o aluno já está apto para o mercado de trabalho. “É comum que no meio do curso o aluno já está trabalhando, porque já conseguiu entrar como jovem aprendiz, estagiário ou mesmo efetivo, a depender da necessidade da empresa”.
Escola Firjan Sesi
O Ensino Médio com Formação Técnica Profissional também está com inscrições abertas. Ao todo são 120 vagas para o turno de ensino integral e gratuito. A novidade é que neste ano foram reservadas 20% das vagas para o público pagante, atendendo a uma demanda de pessoas interessadas, mas que não se enquadrava dentro dos critérios de pessoa de baixa renda – grupo com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal.
Sobre o funcionamento da Escola Firjan Sesi, Flávia Cipriani, explica que ela funciona da seguinte forma: o aluno chega às sete horas da manhã e cumpre toda a grade comum curricular do ensino médio, mas também tem acesso a outras disciplinas e no período da tarde também há cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai, encerrando às 17h.
“Os estudantes além de saírem com o certificado de conclusão da educação básica, ele sai também com o certificado de educação profissional… o currículo do Sesi é diferenciado, é de uma formação integral e humana no ramo da educação. Os candidatos que se inscreverem vão ter escola de esportes, teatro, arte make, entre outros”, destaca.
Para participar, os interessados devem ir a uma unidade do Sesi/Senai ou se inscrever através deste link. O candidato precisa escolher entre um dos dois cursos técnicos disponíveis na unidade: automação industrial ou desenvolvimento de sistemas.
“Nós trouxemos o desenvolvimento de sistemas e automação, que são duas áreas bem aquecidas no Brasil todo. Hoje, as indústrias estão se renovando com equipamentos e maquinários novos e os nossos alunos já vão sair preparados para lidar com esse tipo de equipamento”, finaliza Felipe Cabral, coordenador de educação profissional do Senai.
Vale destacar que o Ensino Médio com Formação Técnica Profissional é aberto apenas para estudantes que irão iniciar no primeiro ano do ensino médio, não contemplando as turmas posteriores.