Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

⠀ Saúde: sistemas de dados serão normalizados até sexta - Nova 107,3FM

⠀ Saúde: sistemas de dados serão normalizados até sexta

O Ministério da Saúde informou que, até a próxima sexta-feira (14), “boa parte” dos sistemas de dados do órgão deverá ser normalizada. O anúncio acontece pouco mais de um mês após um ataque hacker à base de dados da pasta. Ainda não há previsão de quando o funcionamento das plataformas será plenamente regularizado.

Em entrevista coletiva, o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, detalhou que, nessa semana, devem ser disponibilizados dados sobre vacinação contra a covid-19, além de outras informações que ainda não estão plenamente acessíveis ao público.

Segundo o Minstério da Saúde, o download do certificado de vacinação pelo aplicativo ConecteSUS já está regularizado. O uso do app vem sendo altamente demandado depois que alguns estados passaram a exigir o documento para o acesso a determinados eventos e estabelecimentos, como restaurantes, bares e festas.

O Ministério da Saúde nega afirmações de que haveria um apagão de dados da pasta desde a invasão hacker. Ele confirmou apenas que a pessoa responsável pelo acesso indevido, ocorrido em dezembro, deletou dados de bases do ministério, o que gerou prejuízos.

O primeiro trabalho da pasta, a pasta, foi assegurar que os dados estavam preservados. Como havia cópia de tudo, não houve perda. A etapa seguinte foi restabelecer o sistema para voltar a receber informações de estados e municípios.

A terceira medida, foi viabilizar que os sistemas pudessem retomar as funcionalidades que permitem o acesso de gestores estaduais e municipais a diferentes bases de dados, o que ocorreu no fim de dezembro.

 

O trabalho que ainda não foi concluído, o Ministério da Saúde, é a disponibilização de dados ao público. Alguns painéis de informações seguem indisponíveis ou com dificuldades na atualização, como o Open DataSUS.

Prevenção

De acordo com o secretário do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz o ministério já começou a adotar medidas para evitar outro tipo de incidente. Entre as ações estão a atualização das credenciais de quem pode acessar as bases; o aprimoramento do controle de acessos; análises de risco mais aprofundadas; e a implementação de um comitê de gestão.

Por: Agência Brasil

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Nova 107,3 FM Web Rádio administrável